sábado, 21 de março de 2015

Mental Toughness: foca-te no teu sucesso!

Aqui há uns dias li um artigo do CrossFit Invictus sobre a preparação para o Open (Mental Toughness: The Key To Success by Calvin Sun) e algumas dicas para o sucesso da época desportiva. Bem, daquilo que li, acho que é mais que justo transportar essa informação para qualquer desportista, seja qual a sua modalidade praticada.

Em primeiro lugar, é necessário entender o conceito de Mental Toughness: não se trata apenas de lutar pela vitória, do ganhar, mas sim de não desistir! 

"Mental Toughness is not about winning: it's about not quitting" 

O objetivo é vencer, atingir os nossos objetivos, mas aquilo que nos permite andar em frente em momentos de sofrimento, quando precisamos daquela repetição extra,ou daqueles últimos metros a correr depois de duas horas de esforço, é a nossa capacidade de sofrimento! Aquela voz lá dentro que nos diz "não pares, continua!!!". 

Este conceito é extremamente amplo: começa mesmo antes de competir. Está presente em todos os treinos; nos momento pré-competição, é o nosso foco, a nossa preparação para a batalha. É a adrenalina que nos faz querer superar todos os dias! 

Pois...mas há dias em que, como disse um excelente companheiro de treinos, "parece que há um gajo a puxar-nos para baixo!". E aqui volta a entrar o conceito falado: Mental toughness é a forma como dás a volta ou recuperas de um treino menos conseguido e encaras o próximo desafio!

Esta força mental é aquilo que muitas vezes diferencia um excelente atleta, de um atleta de elite! 

A partir deste ponto, é necessário entender qual o nosso grau de força mental e tomar várias (muitas) decisões acerca do nosso caminho enquanto atleta. 

O primeiro passo será ter a melhor qualidade de programação de treino. Independentemente do tipo de desporto, é necessário que haja uma planificação específica do atleta/equipa e que este seja guiado por alguém que saiba o que está a fazer. Treinar aleatoriamente não vai trazer sucesso a ninguém, acreditem em mim!

Segundo passo: estabelecer objetivos e saber o "por quê" de os querer atingir. Tentem lembrar-se constantemente por que é que estão a treinar/competir, isso vai dar-vos aquela força extra quando precisarem.

Finalmente, Mental Game modo ON! Ou seja, o vosso cérebro vai dizer-vos se estão prontos para dar mais ou menos e por incrível que pareça, isso pode ser algo a treinar. Trabalhar estratégias de treino/WOD/competição; encarar os nossos medos/fragilidades perante outros. É da maior importância trabalhar o estado mental de todo e qualquer atleta. 

A nossa mente deve ser mais forte que nosso corpo!

Termino o post com uma frase de um grande treinador de halterofilismo:

"Clearly understand your purpose and your priorities. Once you do, you'll be able to make smart choices and train, recover and think in the way that best supports your goals." Greg Everett

Concluindo, trabalhem essa voz interior, foquem-se nos vossos objetivos, rodeiem-se dos melhores, trabalhem no vosso limite e tomem decisões acertadas!



Bons treinos!
Pedro Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário